quinta-feira, 1 de julho de 2010

IV Raid TNT

Neste passado domingo a Ruuulaaa esteve presente com dois atletas no IV Raid TNT.
Este raid era mesmo à porta de casa e prometia ser DURO logo não podíamos faltar.

Pelos dados da organização o raid teria 80km e cerca de 2600m de acumulado, nada de especial... já fizemos pior, mas quem conhece a zona sabe que não existem grandes montanhas logo o acumulado seria resultado de um sobe e desce constante que nos iria deixar as pernas bem tratadinhas.



Cada um dos atletas presentes deixará nos comentários a sua versão da prova.
Nota: A organização irá disponibilizar mais fotos assim que as tivermos colocaremos aqui.

4 comentários:

NO FLATS disse...

Como precisava de fazer duas maratonas antes do Geo da próxima semana este raid foi um dos contemplados.

Como conheço mais ou menos a zona onde iria decorrer o raid não ia à espera de facilidades mas também não contava com um percurso tão dificil e exigente.

No sábado à noite como andava pela zona da Póvoa tratei logo do secretariado assim no domingo poderia-me levantar um pouco mais tarde e poupar minutos na confusão matinal.

Cheguei ao local da prova o TORPEDRO e o Hélder já lá estavam. Fomos beber o café matinal e depois toca de aprontar as máquinas. Dei uma ajuda a afinar as mudanças da máquina do Hélder e com esta distracção esqueci-me de comer o reforço que tinha levado, uma banana e uns bolinhos caseiros (certamente foi por isto que tive caimbras :) ).

Control zero feito e asim que chegou a hora marcada toca a dar brita. A ideia era fazer 30m a abrir para ultrapassar os atletas que não tinham o mesmo andamento do que eu e depois estabilizar o pulso, claro que falar não custa nada, agora fazê-lo...

Assim que passo a divisória dos 40/80 começam-me a dizer que ia em 3º (será que os outros se perderam???), ora se o andamento já vinha alto, já não baixou mais, foi sempre a dar brita para tentar manter o 3º posto.

Após o segundo abastecimento sou apanhado pelo atleta que vinha em 4º. Ganho-lhe algum tempo na descida de dh mas no final da descida furo. Reparo o furo e reato a preseguição, nova descida, e quando vou a ganhar alguns segundos pimba... CHÃO, ainda por cima num trilho que eu tão bem conheço (deve ter sido falta de oxigénio no cérebro).

Felizmente o percurso continuava a descer e consigo recolar ao 3º lugar mesmo a tempo de iniciar nova subida, desta vez eram cerca de 4km a subir com uma inclinação acentuada.
Iamos a subir em direcção à carvalha quando o atleta que vinha comigo se queixa com falta de água, cedi-lhe água (na esperança que ele no final deixa-se acabar à frente dele) e continuamos até chegarmos à carvalha, aí ele foi à procura de água e eu continuei.

Continuei novamente no 3º lugar até ao cabeço da rosa. No cabeço da rosa sou novamente apanhado pelo mesmo atleta e as minhas pernas começavam-se a queixar com caimbras mas com grande esforço e sendo obrigado a fazer algumas subidas a correr (por causa das caimbras) consegui-me manter na roda dele.

Comecei-me aperceber que ele tambem não vinha bem, pois ora dava-lhe caimbra a mim ora a ele, aquilo parecia o clube dos empenados.

Viemos sempre juntos até à meta onde nem disputamos o sprint tendo acabado lado-a-lado.

Durante toda a prova foi-nos atribuido o 3º e 4º posto, qual é o nosso espanto quando ao cruzarmos a meta atribuem-nos o 4º e 5º lugar na classificação dos 80km.

Durante toda a prova ninguem nos ultrapassou e a Bibas que andou a tirar algumas fotos e acompanhava os primeiros cinco nunca tinha visto o atleta que fez 3º.

Resumindo... fui roubado. ENFIM.

TORPEDrO disse...

Eh pá... depois disto, acho k vou mudar de casa!! É k tenho um quintal, upa upa... LIVRA!!

Pois é, se corremos o grande parte do país para ir a eventos do género, era obrigatório ir a esta maratona á porta de casa! Já conheciamos a organização, e esperávamos um dia em cheio (não pensei é k era TÃO EM CHEIO...)

Este foi o IV RAID e curiosamente, o primeiro k pude estar presente, visto nos anos anteriores, por uma ou outra razão, não poder ir. Este ano, assim k soube da data, carimbei a ida! O dia amanheceu com o céu limpo, o k deixou antever k teriamos pela frente um dia quente, e amigos.. k dia, uff!!

A duas semanas do Geo Raid, era a altura ideal para ver como está a afinação da máquina, o k no meu caso se mostrou numa desafinação daquelas (acho k daqui a uma semana por esta mesma hora vou estar a passar um mau bocado na Serra da Estrela.. enfim..).

Não sei k raio aconteceu, se foi do trajecto, ou do calor ou do raio k parta, mas tive um dia para esquecer.. Depois de superadas algumas incertezas de questão técnica, eis k após fazer um descida onde se pratica downhill, deixei para trás 3 companheiros k rolavam próximo de mim (e fi-lo sem me sentir a arriscar demasiado, confiante, seguro mesmo), logo na subida seguinte, a bike deu em ganhar vontade própria e escolher o pior caminho, k me desiquilibrou e ao não conseguir desencaixar o pé, caí quase parado(4 ou 5 km/h) sendo k o joelho direito suportou o a queda e o peito bateu em cheio no guiador! 10/15 seg deitado com falta de ar e siga, vamos embora (na altura só o orgulho estava ferido, ehehe).. a coisa foi andando até k sensivelmente aos 55km deu em aparecer caímbras.. há mais de dois anos k não sabia o k era isso!! Ainda tentei controlar com andamentos leves, mas o percurso não permitia, ou se descia ou se fazia força a subir. Aí comecei a ver a minha vida a andar para trás (faltavam cerca de 25 km, conhecendo eu a zona sabia k a tarefa não seria fácil, como ia então fazer o resto!!??), e cheguei a pensar "F***-se, não acredito, será k vou ter de desistir??" Ao pensar nisto, pimba, mais uma subida (parede) e toca a desmontar, de tal forma k nem conseguia esticar ou encolher a perna (o cenário estava cada vez melhor, eheheh).. Felizmente, tudo o k sobe desce, e tive um descanso até ao abastecimento que apareceu aos 62km. Nesta altura já não importava classificação ou "competição", começava apenas a querer sobreviver á prova e terminar! Não sei se foi do bocado k ali descansei, mas as caímbras aliviaram e lá segui.. Escusado será dizer daqui para a frente foi só sofrer, mas terminar era o objectivo!! Se já ia fod.. lixado com aquilo, pior fico, quando vou num singletrack k até deve ser um espectáculo (quando um gajo vai bem) e a roda da frente dá em fugir do trilho, o k deu direito á 2ª queda do dia, outra vez no mesmo joelho!! Pensei: "k mais me vai acontecer??" Mas pronto, daqui para a frente lá a coisa foi andando, até k tive um motivo de alegria no final, quando o Amaral, da organização me fez o controlo de chegada:
"-Eh pá, já chegaste? Até não foi mau!"
Pensei: "Tás a gozar não tás!?" Afinal fui o 12º a chegar mas a alegria não tá aí. Segundo ele, éramos 40 e tal, e vim a saber depois k apenas terminaram 25! Menos mal, afinal o mal não foi só meu, aquilo era MESMO DURO!!
Claro k nem tudo são alegrias, pois o meu geo partner fez 4º lugar (k era 3º, e já agora muitos parabéns amigo) e menos uma hora k eu, o k quer dizer k na Estrela tou fod.. enfim, vocês sabem, ehehe..

Resumindo, foi dificil, passei mal e cheguei a pensar k não devia ter saído de casa, mas fazer o k,.. É DISTO K A MALTA GOSTA!!! :)

TORPEDrO disse...

Eh pá... depois disto, acho k vou mudar de casa!! É k tenho um quintal, upa upa... LIVRA!!

Pois é, se corremos o grande parte do país para ir a eventos do género, era obrigatório ir a esta maratona á porta de casa! Já conheciamos a organização, e esperávamos um dia em cheio (não pensei é k era TÃO EM CHEIO...)

Este foi o IV RAID e curiosamente, o primeiro k pude estar presente, visto nos anos anteriores, por uma ou outra razão, não poder ir. Este ano, assim k soube da data, carimbei a ida! O dia amanheceu com o céu limpo, o k deixou antever k teriamos pela frente um dia quente, e amigos.. k dia, uff!!

A duas semanas do Geo Raid, era a altura ideal para ver como está a afinação da máquina, o k no meu caso se mostrou numa desafinação daquelas (acho k daqui a uma semana por esta mesma hora vou estar a passar um mau bocado na Serra da Estrela.. enfim..).

Não sei k raio aconteceu, se foi do trajecto, ou do calor ou do raio k parta, mas tive um dia para esquecer.. Depois de superadas algumas incertezas de questão técnica, eis k após fazer um descida onde se pratica downhill, deixei para trás 3 companheiros k rolavam próximo de mim (e fi-lo sem me sentir a arriscar demasiado, confiante, seguro mesmo), logo na subida seguinte, a bike deu em ganhar vontade própria e escolher o pior caminho, k me desiquilibrou e ao não conseguir desencaixar o pé, caí quase parado(4 ou 5 km/h) sendo k o joelho direito suportou o a queda e o peito bateu em cheio no guiador! 10/15 seg deitado com falta de ar e siga, vamos embora (na altura só o orgulho estava ferido, ehehe).. a coisa foi andando até k sensivelmente aos 55km deu em aparecer caímbras.. há mais de dois anos k não sabia o k era isso!! Ainda tentei controlar com andamentos leves, mas o percurso não permitia, ou se descia ou se fazia força a subir. Aí comecei a ver a minha vida a andar para trás (faltavam cerca de 25 km, conhecendo eu a zona sabia k a tarefa não seria fácil, como ia então fazer o resto!!??), e cheguei a pensar "F***-se, não acredito, será k vou ter de desistir??" Ao pensar nisto, pimba, mais uma subida (parede) e toca a desmontar, de tal forma k nem conseguia esticar ou encolher a perna (o cenário estava cada vez melhor, eheheh).. Felizmente, tudo o k sobe desce, e tive um descanso até ao abastecimento que apareceu aos 62km. Nesta altura já não importava classificação ou "competição", começava apenas a querer sobreviver á prova e terminar! Não sei se foi do bocado k ali descansei, mas as caímbras aliviaram e lá segui.. Escusado será dizer daqui para a frente foi só sofrer, mas terminar era o objectivo!! Se já ia fod.. lixado com aquilo, pior fico, quando vou num singletrack k até deve ser um espectáculo (quando um gajo vai bem) e a roda da frente dá em fugir do trilho, o k deu direito á 2ª queda do dia, outra vez no mesmo joelho!! Pensei: "k mais me vai acontecer??" Mas pronto, daqui para a frente lá a coisa foi andando, até k tive um motivo de alegria no final, quando o Amaral, da organização me fez o controlo de chegada:
"-Eh pá, já chegaste? Até não foi mau!"
Pensei: "Tás a gozar não tás!?" Afinal fui o 12º a chegar mas a alegria não tá aí. Segundo ele, éramos 40 e tal, e vim a saber depois k apenas terminaram 25! Menos mal, afinal o mal não foi só meu, aquilo era MESMO DURO!!
Claro k nem tudo são alegrias, pois o meu geo partner fez 4º lugar (k era 3º, e já agora muitos parabéns amigo) e menos uma hora k eu, o k quer dizer k na Estrela tou fod.. enfim, vocês sabem, ehehe..

Resumindo, foi dificil, passei mal e cheguei a pensar k não devia ter saído de casa, mas fazer o k,.. É DISTO K A MALTA GOSTA!!! :)

TORPEDrO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.